Cognição e Motricidade Humana : Relação Entre o Tempo de Reação Motora Global e os Processos de Construção do Conhecimento

Por: Sílvia Regina Seixas Sacramento.

249 páginas. 2018 25/01/2018

Send to Kindle


Resumo

Observar crianças em aulas de educação física e ginástica durante trinta anos e perceber uma estreita relação entre movimento global e aprendizagem foi o que motivou a presente pesquisa. Este estudo verificou o tempo de reação motora global de oito crianças, comparando o resultado do TRMG com os resultados escolares. A pesquisa contou com a análise de oito estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II de uma escola da Rede Pública, na cidade de Salvador-Bahia, sendo quatro do sexo feminino e quatro do sexo masculino. Foi aplicado um diagnóstico contendo 13 tarefas motoras simples, do repertório natural do homem como rolar, sentar, saltar e girar. Além da análise do tempo de movimento foramobservados os processos cognitivos memória e atenção. Foi somado o Tempo de Reação MotoraGlobal -TRMG das 13 tarefas e comparado com a soma da nota final das nove disciplinas cursadas durante o ano letivo. Não houve análise baseada no gênero e não foram utilizados protocol os comparativos. O resultado esperado foi de que os alunos com as maiores somas de notas (melhor rendimento escolar) deveriam ter o menor TRMG (execução mais rápida dos movimentos). A análise dos dados mostrou que, dos oito alunos analisados, dois somaram entre 40,0 e 49, 9 pontos, abaixo da média escolar , três alunos somaram entre 50,0 e 59,9 pontos e três alunos entre 60,0 e 69,9 pontos. O sujeito de menor soma das notas (menor desempenho escolar) e maior TRMG (mais lento na execução dos movimentos) foi conservado em sua série escolar. O sujeito de maior soma das notas (melhor rendimento escolar entre os oito analisados) obteve o menor TRMG (execução mais rápida dos movimentos), comprovando assim o resultado esperado. A conclusão da pesquisa é que o processo de aprendizagem está também relacionado com o nível de coordenação global de movimentos corporais, e entende que outros fatores como condições de saúde, nutrição, estado emocional, psicológico, afetivo e condição sócio- econômica devem ser considerados.

Endereço: http://www.repositorio.ufba.br:8080/ri/handle/ri/25214

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.