Resumo

Esporte eletrônico, ou Esports, é a nomenclatura utilizada para intitular competições de jogos eletrônicos. Essas disputas são organizadas em diversas modalidades, semelhante aos esportes “tradicionais”, cada uma possuindo regulamentos específicos. O Esports é um fenômeno global em crescente processo de popularização e profissionalização, com competições que crescem em estrutura e passam a oferecer calendários regulares com prêmios milionários. Nesse processo, emergem novas relações sociais que passam a ser objeto de estudo acadêmico. Essa pesquisa teve como objetivo analisar a popularização do Esports no Brasil, compreendendo algumas de suas características significantes a partir da visão de jogadores sergipanos. Utilizamos o método de análise textual qualitativa, caracterizado por análise de textos já existentes ou de material produzido por meio de novas observações de campo. Os resultados da pesquisa indicam que uma das principais influências para a popularização do Esports parte da perspectiva da maior abordagem pela mídia e a sua aproximação com os esportes tradicionais, sendo esse acontecimento, em grande parte, também responsável pela crescente legitimação do Esports como “esporte”. Destaca-se também na pesquisa a importância dos avanços tecnológicos e da gratuidade de acesso às principais modalidades para o desenvolvimento do Esports. Desta maneira geral, observa-se a emergência do Esports na perspectiva de uma nova fase dos esportes como mercadoria de uma cultura midiática, adequando-se às características do chamado esporte moderno e indicando observação da mídia às transformações do jogo na era da informação.

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