Resumo

Este estudo tem como ponto de partida a problemática do lazer em programas de
colônia de férias, resultante da pequena produção científica sobre o assunto e
acompanhada da grande difusão de tais programações. A partir da experiência
profissional de 5 anos como supervisora de lazer e animadora sociocultural, no
clube do condomínio Alphaville em Campinas-SP, foi inevitável pensar a possibilidade
de intervenção com esses programas. O interesse principal era estruturar uma
metodologia de ação que apresentasse outras facetas da colônia de férias (nas relações
do lazer com a educação), superando a tão presente característica de "pacotes de
atividades".A pesquisa é estruturada como um relato de experiência que busca sua
fundamentação teórica, através de pesquisa bibliográfica e, também documental,
privilegiando análise de conteúdo, junto aos documentos disponíveis no clube. O
estudo engloba 3 momentos inter-relacionados. No 1º. capítulo foram construídos
os diálogos iniciais entre a teoria do lazer e a metodologia da Colônia de Férias
Temática. O 2º., foi dedicado à apresentação da metodologia de ação desenvolvida,
partindo da análise do cenário em que ela estava inserida e, entendendo a programação
como uma possibilidade de abrir canais de propagação da criatividade no
planejamento do lazer. Destaca-se também, a influência do tripé - planejamento,
execução, avaliação - no processo de organização do programa, a necessidade de
existir uma ligação com os interesses e expectativas de seus participantes e a urgência
de tais propostas estarem vinculadas a um espectro maior, - uma política de lazer -
para evitar que se tornem pacotes de lazer, preparados por técnicos em seus gabinetes.
As considerações finais buscaram sinalizar caminhos possíveis para ação, enfocando
a necessidade de serem desenvolvidos planos de continuidade e estímulo a ações
que compreendam as colônias de férias como espaços privilegiados de educação
para o lazer, em que os educadores-animadores assumem o papel de mediadores do
acesso aos bens culturais, atentos ao desenvolvimento de uma consciência mais
crítica. Assim, buscamos desvelar os conceitos, princípios e instrumentos que
poderiam contribuir para estruturação de um programa de colônia de férias,
comprometido com a transformação, facilitador do acesso à diversidade cultural,
estimulador de vivências (prática, conhecimento e assistência) e preocupado com a
autonomia, a participação criativa e uma intervenção crítica de seus participantes.

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