Com a Taça nas Mãos: Sociedade, Copa do Mundo e Ditadura no Brasil e na Argentina)

Por: Lívia Gonçalves Magalhães.

2013 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

. Com a taça nas mãos: sociedade, Copa do Mundo e ditadura no Brasil e na Argentina). 2013. 239 f. Tese (Doutorado em História) – Departamento de História, Universidade Federal Fluminense Niterói, 2013. Disponível em: .
Resumo:  A tese discute as diferentes manifestações sociais no Brasil e na Argentina durante as Copas do Mundo de 1970 e 1978, respectivamente. Apesar de terem sido elemento da propaganda oficial de ambos os regimes, estas competições possuem outras interpretações além do uso feito pelas ditaduras. Jogadores, comissão técnica, jornalistas, torcedores: todos tiveram suas formas de viver aqueles dias que culminaram na vitória da seleção nacional no torneio mais importante do futebol mundial. São distintas também as memórias sobre as conquistas, que se tornaram um espaço de disputa que permite uma análise das próprias relações sociais que marcaram as últimas ditaduras civil-militares de Brasil e Argentina.

Endereço: https://app.uff.br/riuff/handle/1/257

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.