Resumo

Este trabalho, tem como objetivo refletir sobre algumas ações promovidas junto ao corpo social do Departamento de Arte Corporal da Escola de Educação Física e Desportos e a comunidade externa da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tais ações, desenvolvidas em disciplinas de graduação e projetos, propõem uma revisão crítica de referenciais conceituais, performáticos e coreográficos no ambiente universitário, vislumbrando equidade e representatividade nos processos de produção de conhecimento no campo da dança. Procedimentos que investem na qualificação de graduandos oportunizando a vivência de conteúdos curriculares e extracurriculares de acordo com o compromisso da universidade de produzir, inovar e veicular o conhecimento via as suas funções integradas de ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo de criar e possibilitar espaços de convivência entre saberes distintos e diversos. Para isso, investiga, cria e fomenta estratégias pedagógicas centrando o olhar na direção de fazeres corporais, práticas performativas e epistemologias, que mobilizam conceitos ancorados na cosmovisão africana, afro-brasileira e afro-ameríndia, entendidos aqui, como pensamentos e produções contra-hegemônicas.

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