Comentários de Um Treinador de Futebol em Condições de Treino e Competição

Por: Ana Letícia Rodrigues Silvestrini, Ana Maria de Sá Azevedo, Anna Paula Jacob, Juliano Setsuo Violin Kanamota e Lays Fernanda Belineli.

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva - v.14 - n.2 - 2012

Send to Kindle


Resumo


O principal objetivo deste trabalho é verificar se há diferenças nos comentários de um treinador de futebol amador direcionados a atletas em treino e competição. Participou da pesquisa um professor de educação física, que é treinador de uma escolinha de futebol. Com um gravador MP4 foram gravados quatro treinos e dois jogos. Os comentários do treinador foram transcritos e categorizados de acordo com duas grandes categorias de análise: Negativa, que se subdivide em Corretiva e Irônico-repressiva e Positiva, que se subdivide em Reforçadora, Motivadora e Instrucional. Os resultados apontam que a categoria Instrucional ocorre com maior frequência em ambas as situações de análise. Os dados indicam, no entanto, uma diferença na frequência total de comentários. A frequência total de comentários foi maior durante ambos os jogos em comparação aos treinos precedentes. Além disto, a ocorrência de comentários reforçadores é pouco frequente, fato que pode ter implicações no aprendizado dos alunos/jogadores.
 

Endereço: http://www.usp.br/rbtcc/index.php/RBTCC/article/view/506

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.