Comissão de Desportes da Marinha Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes Ordem do Dia Nº 1/2015 Assunto: Centenário da Liga de Sports da Marinha

Por: Carlos Chagas Vianna Braga.

100 Anos de Esporte na Marinha do Brasil: da Liga de Sports Ao Programa Olímpico.

Send to Kindle


Resumo

Há exatos cem anos, no dia 25 de novembro de 1915, durante reunião realizada no Clube Naval, um grupo de oficiais idealistas fundava a “Liga de Sports da Marinha”, com o propósito principal de regulamentar e incentivar a prática desportiva no âmbito da Força. Como prova da relevância do evento, constata-se, na ata de fundação, a presença, como sócios fundadores, de oficiais que mais tarde se tornariam alguns dos mais proeminentes nomes da recente história naval brasileira, tais como Áttila Monteiro Aché, Sylvio de Noronha, Ary Parreiras, Protógenes Pereira Guimarães, Benjamim Sodré e Jorge Dodsworth Martins, dentre outros. Durante a reunião, os oficiais presentes indicaram para exercer a presidência da recém criada Liga o então Capitão-deCorveta Adalberto Nunes, que anos mais tarde, como homenagem ao seu pioneirismo, daria o nome a este Centro de Educação Física. 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.