Como Brincar Pode Auxiliar no Desenvolvimento de Crianças Pré-escolares

Por: Camila Bruzasco de Oliveira, Denise Castilho Cabrera Santos, Kelly Yukari Horita, Rute Estanislava Tolocka e Vitor Antonio Cerignoni Coelho.

Licere - v.12 - n.1 - 2009

Send to Kindle


Resumo

Apesar dos benefícios que brincar pode trazer às crianças, mudanças nas estruturas sociais tem marcadamente reduzido as oportunidades de brincar na escola e fora dela. O objetivo deste estudo foi investigar como aulas de Educação Física, que ofereçam oportunidades de brincar para as crianças podem colaborar com o desenvolvimento infantil. Foram oferecidas 74 aulas com brincadeiras para 59 crianças, entre 2 e 5 anos de idade, atendidas em período Integral em uma Instituição de Ensino Infantil, pública, na periferia de uma cidade do interior de São Paulo. As interações da criança com o meio ambiente foram enriquecidas com a introdução de oportunidades para brincar. Isto auxiliou as crianças a exporem suas emoções e controlá-las. Atributos pessoais e relacionamentos sociais foram aperfeiçoados também. É proposto que tais instituições providenciem mais oportunidades para as crianças brincarem e se desenvolverem.

Endereço: http://www.anima.eefd.ufrj.br/licere/pdf/licereV12N01_a5.pdf

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.