Como Conduzir o Treino de Medley Individual

Por: Roberto Pavel.

Boletim Técnico Informativo - n.7 - 1969

Send to Kindle


Resumo

Para muitos técnicos, nadadores e espectadores, o Medley Individual requer o máximo de habilidade natatória. Ele exibe o ritmo ondulante, poderoso, flo-rido do golfinho, o equilíbrio e velocidade do costas, o silencioso, agudamente coordenado, invisível poder do peito, e o ligeiro, instantâneo final do crawl. Dá ao espectador uma visão técnica da natação em uma só prova. excitante para o cxpectador porque freqüentemente a liderança muda com cada nado. Oferece ao nadador um desafio tremendo, físico e mental, na prova mais fatigantc. Dá ao técnico a maior dor dc cabeça. Em nenhuma prova aprende o técnico tanto sôbre seu nadador do que no medley. Nenhuma outra prova é tão exigente em tempo de preparação, pois nenhuma outra prova é tão complexa. A fim de pre-parar adequadamente um competidor para essa prova áspera, um treinador deve pensar cm têrmos de mais de duas dúzias de exercícios. Ele tem que ser exato e o mais exigente nestes. Deve ficar agudaptente familiar com a condição física do nadador para avaliar sua fôrça e deficiência anatômica. Tem que ser paciente, mas persistente, bondoso, no entanto, firme, bonachão e, entretanto, quase cruel.

Desde que o Medley Individual é uma corrida de pessoas que precisam raciocinar, o técnico deve estar sempre atento para a atitude mental que possa estar fraca em qualquer das fases da prova. Acima de tudo, o técnico deve querer ser um vitorioso. 


 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.