Como Ocorreu o Processo de Término da Carreira Esportiva de Ex-atletas de Futebol Que Disputaram Copas do Mundo Pelo Brasil Entre 1966 e 1982?

Por: Cleiton Pereira Reis, Eduardo Mendonça Pimenta, Maicon Rodrigues Albuquerque, Márcia Cristina Custódia Ferreira, Marisa Lúcia de Mello Santiago e Varley Teoldo da Costa.

Pensar a Prática - v.21 - n.2 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Esse trabalho analisou o término da carreira de ex-atletas de futebol que disputaram Copas do Mundo pelo Brasil entre 1966 e 1982. Seis ex-atletas foram entrevistados. Realizou-se a transcrição das entrevistas e uma análise qualitativa foi feita. Os ex-atletas abandonaram os estudos. Apenas um deles voltou a estudar depois do término da carreira. Os ex-atletas mencionaram que fatores como idade, saturação psicológica e lesões foram as principais causas para o término da carreira esportiva. Os entrevistados assumiram diferentes postos de trabalho relacionados ao esporte depois do término da carreira como atleta. A família foi a principal fonte de apoio para o término da carreira. Conclui-se que os entrevistados não tiveram um planejamento estruturado para o término da carreira.

Endereço: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/46829

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.