Resumo

Muitas pesquisas já foram realizadas utilizando as práticas em partes e como um todo, e os resultados colocam que a prática como um todo é benéfica na aprendizagem de habilidades quepossuem grande interação entre as suas partes.Sabendo disso, buscamos saber qual o método mais eficiente para a prática da Ginástica Rítmica (GR), tendo como objetivo neste trabalho comparar dois tipos de prática sistematizadas de ensino de habilidades motoras, a prática em partes e a prática como um todo, e verificar a influência do uso de dicas em cada uma das práticas em duas habilidades motoras específicas da GR, o “equilíbrio cossaco com o movimento em oito do arco” e o “lançamento da bola seguido de um rolamento para a frente e recuperação com os pés no solo”. Participaram do estudo 41 crianças para a habilidade de equilíbrio com o arco e 48 no lançamento da bola.Diante dos resultados apresentados concluímos que o uso da prática como um todo foi melhor na aprendizagem das habilidades da ginástica rítmica, e que a utilizaçãodas dicas de aprendizagem interferiu positivamente principalmente na prática como um todo, facilitando o direcionamento da atenção para os aspectos importantes do movimento.
 

Acessar Arquivo