Comparação da Composição Corporal e do Nível de Atividade Física de Alunos do Ensino Médio Entre Uma Escola Pública e Uma Particular de Itapeva-sp

Por: Andressa Mella, Bruno de Souza Vespasiano, Marcelo de Castro Cesar e Maria Imaculada Lima Montebelo.

Conexões - v.11 - n.2 - 2013

Send to Kindle


Resumo

O hábito alimentar inadequado e a diminuição da prática de exercícios físicos culminam para o aumento excessivo de gordura corporal em adolescentes. Este estudo teve como objetivo comparar a composição corporal, os hábitos alimentares, nível de atividade física e nível socioeconômico em adolescentes do ensino médio entre uma escola pública e uma particular do município de Itapeva-SP. Foram avaliados 200 adolescentes entre 15 e 17 anos do sexo masculino e feminino. As alunas da rede particular apresentaram maiores valores de estatura, ingestão de carboidratos e maior concentração nas classes socioeconômicas mais elevadas, e menores valores de índice de massa corporal, dobra cutânea tricipital, ingestão de proteínas e proteínas de alto valor biológico quando comparado com as alunas da escola pública. Os alunos da rede particular apresentaram maiores valores de ingestão de energia (kcal), e maior concentração nas classes socioeconômicas mais elevadas quando comparado com os alunos da escola pública. Cerca de 50% dos voluntários de ambas as escolas eram irregularmente ativos. Programas que invistam na prevenção de sobrepeso e obesidade, e aumento da prática de atividade física são necessários para promoção da saúde dos escolares adolescentes.

Endereço: http://fefnet178.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/view/949

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.