Comparação da Amplitude de Movimento de Rotação da Articulação Glenoumeral em Atletas Jovens

Por: Deborah Rocha Reis, Felipe Ribeiro Pereira, Gabriela G. Pavan Gonçalves, Izabel C. P Rohlf, Luciana de Michelis Mendonça e Natalia Franco Netto Bitt.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.25 - n.1 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Introdução:

Os atletas arremessadores sofrem adaptações na amplitude de movimento (ADM) do ombro, como amplitude excessiva, ganho de rotação lateral (RL) e restrição de rotação medial (RM) devido à prática esportiva. Uma assimetria maior que 20° pode tornar o atleta mais suscetível a lesões. Existem semelhanças entre os esportes que utilizam arremesso devido à ampla quantidade de movimentos em rotação lateral máxima. Nesses esportes, a restrição de rotação medial (RM), o excesso de rotação lateral (RL) e as dores no ombro são frequentes, principalmente, em atletas que são expostos aos arremessos.

Objetivo:

Avaliar a ADM de RM e RL do ombro de atletas de diferente modalidades esportivas considerando sua influência nas lesões e no desempenho funcional.

Métodos:

Avaliou-se a ADM de rotação da articulação glenoumeral em 477 atletas jovens. Os atletas foram categorizados em três grupos de esportes: natação; arremesso e não-arremesso, distribuídos em relação à faixa etária. As Análises de Variância (ANOVA) foram realizadas para verificar diferenças nas RM e RL entre os grupos e o Teste t Student pareado para verificar diferenças entre os lados (assimetria).

Resultados:

Os atletas mais novos apresentaram média de RL significativamente menor em relação aos mais velhos, em ambos os lados. O presente estudo demonstrou que o lado direito possui menor RM e maior RL em todos os grupos.

Conclusão:

Os achados desse estudo comprovaram que os grupos de arremesso e natação têm características semelhantes quanto à ADM de rotação do ombro. Nível de evidência III; Estudos diagnósticos – Investigação de um exame para diagnóstico.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922019000100053&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.