Resumo

Introdução: A atenção sustentada é o direcionamento da mente a um estímulo interno ou externo, de forma consciente. Implica em escolher qual estímulo é mais importante para a realização da atividade pretendida, dando o determinado foco a esse estímulo. Esse foco dirigido aumenta a capacidade de solução do problema apresentado, trazendo melhores níveis de performance. Objetivo: Comparar a atenção sustentada entre as categorias sub15 e sub17 em jovens atletas de futebol. Método: A amostra foi composta por 23 atletas da categoria sub15 (idade:14,2±0,6 anos) e 35 atletas na categoria sub 17 (idade:15,8±0,7* anos) de um clube profissional de futebol da cidade de Recife, no início da pré-temporada competitiva da categoria. A Atenção sustentada dos participantes foi avaliada pelo Tavis-4, programa de computador que aplica uma tarefa em que o avaliado sustente a sua atenção por um período de 10 minutos, com o objetivo de responder rapidamente ao estímulo alvo apresentado na tela do computador. Foi analisado o tempo médio de reação em segundos para os acertos realizados na tarefa. Foi utilizado o teste t para amostras independentes (p≤0,05). Resultados: As idades foram significativamente diferentes. Porém, não houve diferenças na atenção sustentada entre as categorias Sub-15 (0,42±0,5s) e Sub-17 (0,41±0,4s). Conclusão: Os resultados encontrados demonstraram que não há diferenças significativas na atenção sustentada entre os atletas das categorias sub15 e sub17. Portanto, sugere-se que a quantidade de anos de treinamento ou a idade cronológica não sejam bons parâmetros para avaliação da atenção sustentada em jovens atletas de futebol.

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