Comparação da Estabilidade Postural em Idosas Residentes em Instituição de Longa Permanência e Praticantes de Exercício Físico

Por: Carlos Alberto Veiga Bruniera, Fernando Raphael Pinto, Fernando Raphael Pinto Guedes Rogério, Paulo Cesar Barauce Bento e Rinaldo Otávio Canevari.

Revista da Educação Física - UEM - v.25 - n.2 - 2014

Send to Kindle


Resumo

O equilíbrio corporal constitui uma importante capacidade para manutenção das atividades funcionais de idosos. A prática de exercícios físicos constitui um componente fundamental para a prevenção e reabilitação do equilíbrio. O objetivo deste estudo foi avaliar o equilíbrio corporal de idosas praticantes de exercícios físicos e idosas sedentárias asiladas da cidade de Londrina-PR. A amostra foi constituída de 36 idosas, com idades de 60 a 85 anos, divididas em dois grupos: fisicamente ativas (n=18) e asiladas sedentárias (n=18). A avaliação estabilométrica foi realizada em apoio bipodálico, sob uma plataforma de força, estático por 30 segundos sendo quantificado os deslocamentos do centro de pressão (CP) nos eixo x (oscilação médio-lateral), eixo y (oscilação ântero-posterior). Encontrou-se uma maior na oscilação do CP no eixo Y e X para as idosas asiladas do que nas ativas. Conclui-se que idosas praticantes de exercício físico possuem maior estabilidade postural quando comparados com as idosas asiladas.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/20235

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.