Comparação da Força, Potência Muscular, Agilidade e Flexibilidade Entre as Posições de Praticantes de Futebol com Idades Entre 10 e 15 Anos

Por: Carlos Luques Fonseca, Danilo Harudy Kamonseki, Luísa Cedin e Sheila Batista Santos Trindade.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.27 - n.1 - 2019

Send to Kindle


Resumo

O futebol é um esporte que exige habilidades individuais e capacidades físicas. Estas características são especificas às posições no campo, a fim de otimizar o desempenho e rendimento. No entanto, ainda há necessidade de estudos para verificar se há diferença entre as posições em voluntários com idade entre 10 e 15 anos. O objetivo desse estudo foi comparar o desempenho de força e potência muscular, agilidade e flexibilidade entre as posições de jogadores de futebol com idades entre 10 e 15 anos do gênero masculino. Foram avaliados 39 voluntários com idades entre 10 e 15 anos, do gênero masculino e praticantes de futebol, classificados de acordo com a posição no campo. Foram realizados os testes: Single Hop Test, Shuttle Run (4x10 m), Sit and Reach, a avaliação de força dos membros inferiores por meio do dinamômetro isométrico e salto vertical. Os resultados foram comparados entre as posições em campo dos atletas de treino do esporte. As comparações do salto vertical, Single op Test, força muscular, Sit and Reach e agilidade entre a as posições em campo não apresentaram diferenças significativas (p > 0,05). Os resultados desse estudo indicam que praticantes de futebol com idades entre 10 e 15 anos não apresentaram diferença de força e potência muscular, agilidade, flexibilidade e perfil físico entre as posições em campo.

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/7252

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.