Comparação da Funcionalidade, Agilidade e Equilíbrio Dinâmico de Idosas com Osteoartrite de Joelhos e Assintomáticas

Por: Fernanda de Mattos, Maria Luiza Fadel Peniche, Paulo Cesar Barauce Bento, Renata Alyne Czajka Sabchuk, Renata Wolf e Sabrine Nayara Costa.

Revista da Educação Física - UEM - v.26 - n.3 - 2015

Send to Kindle


Resumo

A osteoartrite (OA) é uma afecção dolorosa das articulações que ocorre por desgaste da cartilagem, acentuada pelo envelhecimento. Indivíduos com OA apresentam maior dificuldade para realizar atividades da vida diária (AVD). O objetivo do estudo foi comparar a função muscular e a funcionalidade entre idosas diagnosticadas com OA de joelho (GOA = 15) e idosas assintomáticas (GA = 18). Mensuraram-se dados antropométricos, funcionalidade e qualidade de vida por meio de um questionário (WOMAC), além de um conjunto de testes funcionais: SPPB, TUGT e o TC6. A normalidade dos dados foi verificada pelo teste de Kolmogrov-Smirnov. Para as variáveis com distribuição normal foi aplicado o teste “T” de Student para amostras independentes e o teste não paramétrico “U” Mann-Whitney para os dados que não apresentaram normalidade (p<0,05). Não foram encontradas diferenças entre os grupos nas variáveis antropométricas, idade e no desempenho físico e funcional.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/25254

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.