Comparação das Percepções de Sucesso Esportivo Entre Atletas de Rúgbi em Cadeiras de Rodas com Diferentes Níveis de Desempenho, Tempo de Experiência e Regime de Treinamento

Por: David Silvio da Silva.

11° Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada - CBAMA

Send to Kindle


Resumo

Justificativa: A literatura tem apontado uma crescente de estudos por parte do esporte de alto rendimento com pessoas com deficiência física. Em especifico o Rúgbi em cadeiras de rodas que vem se mostrando um forte aliado no que se trata de integração social e melhoria de vida pessoal e profissional. Objetivo: Verificar as associações entre a percepção de sucesso esportivo, o nível de regime de treinamento em atletas de Rúgbi em cadeiras de rodas. Métodos: O estudo expõe-se de uma abordagem quantitativa, gerando conhecimentos práticos, aplicando um questionário que avalia a percepção de sucesso do atleta de Rúgbi em cadeira de rodas. Constituído por doze perguntas, que foi subdividido em quatro etapas onde avalia a escala em nível Individual, Nacional, Internacional e Social. Cada pergunta é constituída pela escala de Linkert, onde ela varia de um a cinco, tendo uma dimensão de pouco importante a muito importante. No final foram somadas as respostas de cada nível. Resultados: Verificou-se que o peso corporal reportado pelos atletas esteve significativamente associado com todas as dimensões perceptivas do sucesso esportivo, assim como o IMC também se mostrou associado de maneira significante apenas nas dimensões SE nacional e SE internacional.

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.