Comparação de Dois Modelos de Exercícios Físicos na Redução dos Fatores de Riscos Cardiovasculares com ênfase na Obesidade e Hipertensão

Por: .

116 páginas. 2015 04/11/2015

Send to Kindle


Resumo

Doenças cardiovasculares (DCV) são a primeira causa de morte no mundo. Estima-se que 17,3 milhões de pessoas morreram de doenças cardiovasculares em 2008, representando 30% de todas as mortes globais. Por ser um forte fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, modificações no estilo de vida, como a inclusão da prática de exercícios físicos deve ser estimulada. Os dados indicam que, de modo geral, os exercícios físicos representam beneficio para a saúde. O objeto deste estudo é justamente investigar a vantagem postulada de uma combinação de dois tipos de exercicios na redução dos fatores de riscos cardiovasculares com ênfase na obesidade e hipertensão. Para isso foram realizadas duas revisões sistemáticas, uma sobre os efeitos de longo prazo do treinamento resistido nos indicadores de obesidade e outra sobre os efeitos de longo prazo do treinamento resistido na pressão arterial e um estudo experimental sobre a comparação de dois modelos de exercícios físicos na redução dos fatores de riscos cardiovasculares com ênfase na obesidade e hipertensão. O primeiro artigo relata a ação de longo prazo, do treinamento resistido em indicadores de obesidade e conclui que pode-se notar que as maiores taxas de redução do índice de massa corporal e proporção de gordura corporal ocorreram quando da realização do treinamento resistido circuitado em comparação com o treinamento resistido tradicional. O segundo artigo conclui que as maiores reduções na pressão arterial ocorreram quando da realização do treinamento resistido circuitado em relação ao treinamento resistido tradicional. Entretanto, nos dois artigos foi observado a necessidade dos estudos de explicitar as variáveis do treinamento resistido, além de se fazer necessário melhorar a qualidade metodológica dos artigos diminuindo o risco de viés como, por exemplo, a geração de sequência para a randomização, assim como a ocultação no momento da alocação dos sujeitos da pesquisa e a descrição detalhada dos resultados para que permita o julgamento desse item. No estudo experimental os resultados, embora não proporcione possibilidade de generalização, sinaliza, com uma resposta favorável, que tanto o treinamento resistido circuitado como o treinamento aeróbico contínuo supervisionado possam, como uma ferramenta não farmacológica segura, modificar os fatores de risco cardiovasculares – pressão arterial, IMC e percentual de gordura – de maneira semelhante, além de proporcionar uma melhora na autoavaliação de saúde. 

Endereço: http://teses.icict.fiocruz.br/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.