Comparação de Parâmetros Metabólicos em Crianças e Adolescentes com e Sem Resistência ? Insulina

Por: Adriana Masiero Kühl, Aristides Machado-rodrigues, Cláudio Shigueki Suzuki, Leandro Coelho Lemos, Luís Paulo Gomes Mascarenhas, Marcos Roberto Queiroga, Sandra Aires Ferreira, Timothy Gustavo Cavazzotto e William Cordeiro de Souza.

Revista da Educação Física - UEM - v.30 - n.1 - 2019

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do estudo foi comparar o comportamento de parâmetros metabólicos, pressão arterial e indicadores de obesidade  em crianças e adolescentes com e sem resistência à insulina. Participaram do estudo 60 crianças e adolescentes com excesso de peso (6 a 18 anos) que foram submetidos a medidas antropométricas de massa corporal (MC), estatura e circunferência da cintura (CC), pressão arterial (PA), bioimpedância [gordura relativa (%G) e absoluta (GC)] e coleta sanguínea para determinação das concentrações de glicose, insulina e perfil lipídico (TG, CT, HDL-C, LDL-C). O IMC z-score foi empregado para classificação do estado nutricional e o índice HOMA-RI (>2,5) para resistência à insulina. Os participantes foram divididos em dois grupos, resistentes (RI, n=27) e não resistentes à insulina (NRI, n=33). Independente da idade, crianças e adolescentescom excesso de peso e RI, apresentaram maior MC, CC, IMC, %G e GC (kg), TG e insulina plasmática do que contrapares NRI, que por sua vez, apresentaram valores mais elevados de LDL-C. Os grupos não diferiram para oestado nutricional (IMC z-score) porém, na comparação entre as proporções indesejadas dos componentes metabólicos, apenas três apresentaram alterações com diferenças significativas entre os grupos (CT, LDL-C e TG). Conclui-se que a RI apresenta-se com influência para o desenvolvimento de dislipidemias nessa faixa etária em especial o TG.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/37901

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.