Comparação de Variáveis Físicas e Domínios de Qualidade de Vida Entre Indivíduos Avaliados Pelo Método Functional Movement Screen (FMS)

Por: Matheus Almeida Trindade.

51 páginas. 2016 16/05/2016

Send to Kindle


Resumo

Entende-se que a avaliação dos movimentos funcionais é uma forma de identificar deficiências de mobilidade e estabilidade, por vezes negligenciados em avaliações clássicas e tradicionais, até mesmo na população assintomática. Nosso estudo é pioneiro ao tentar relacionar a qualidade de vida com os resultados do FMS.Objetivo Avaliar o equilíbrio postural estático e dinâmico, nível de atividade física e a qualidade de vida de universitários jovens e sadios. Métodos Trata-se de um estudo transversal, caracterizado pela aplicação do método FMS em indivíduos jovens e sadios. Os voluntários foram submetidos a testes de equilíbrio e questionários de nível de atividade física e qualidade de vida. Participaram do presente estudo 58 voluntários, de ambos os sexos, universitários, de 18 a 35 anos e sem histórico de trauma ou lesões que pudessem gerar algum impedimento na realização das atividades do trabalho. Resultados O presente estudo demonstrou que o nível de atividade física, domínios de qualidade de vida e índices de equilíbrio unipodal de universitários sadios não discriminaram os grupos FMS1 e FMS2. Considerações finais Tais achados reforçam a importância de se rever o uso do FMS enquanto única estratégia para prevenção de lesões ou análise de desempenho durante atividades físicas e esportivas.

Endereço: http://googleweblight.com/?lite_url=http://repositorio.unb.br/handle/10482/20267&lc=pt-BR&s=1&m=638&host=www.google.com.br&ts=1513687325&sig=AOyes_TIM1Gp8mi_wieiW1hrkT5AZ36B2g

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.