Comparação de Diferentes Testes Funcionais de Membros Inferiores em Pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica: Há Concordância Entre Eles?

Por: Antônio Delfino de Oliveira Jr., Bruna Varanda Pessoa, Eloisa Maria Gatti Regueiro, Mauricio Jamami, Renata Pedrolongo Basso e Valéria Amorim Pires Di Lorenzo.

Fisioterapia em Movimento - v.26 - n.3 - 2013

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO: Pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) apresentam diminuição da capacidade funcional, tornando imprescindível a sua avaliação por meio de testes físicos funcionais.
OBJETIVOS: Comparar, em pacientes com DPOC, saturação periférica de oxigênio (SpO2), dispneia e fadiga de membros inferiores (MMII) nos testes de caminhada de seis minutos em corredor (TC6) e em pista oval (TC6Po), do degrau de seis minutos (TD6) e de sentar-e-levantar da cadeira de dois minutos (TSL). Além disso, pretende-se verificar se há correlação e concordância dessas variáveis entre o TC6 e os demais testes.
MATERIAIS E MÉTODOS: Foram avaliados 11 pacientes com DPOC (71 ± 8 anos, VEF1 < 80% previsto) por meio dos testes.
RESULTADOS: Na análise intertestes, não se observaram diferenças significativas nos deltas da SpO2, dispneia (Δdispneia) e fadiga de MMII (ΔfadigaMMII). Constatou-se correlação significante, mas não concordância entre os menores valores da SpO2 no TC6 com os menores valores da SpO2 nos TC6Po, TD6 e TSL, sendo a média da diferença entre as médias com ± 1,96 desvio padrão: 0,8 ± 3,5; -1,9 ± 3,5 e -2,5 ± 4,6, respectivamente; entre Δdispneia e ΔfadigaMMII no TC6 com Δdispneia e ΔfadigaMMII no TC6Po: 0,0 ± 1,0 e 0,4 ± 0,8, respectivamente; e do ΔfadigaMMII no TC6 com ΔfadigaMMII no TSL: 0,1 ± 1,1.
CONCLUSÃO: Os testes funcionais produziram respostas de oxigenação e perceptuais de esforço semelhantes em magnitude. Entretanto, de acordo com as variáveis analisadas, não foi encontrada concordância entre o TC6 com os demais testes, pelas grandes variações dos limites de concordância e grande variação interindividual, assim o TC6Po, TD6 e TSL não substitui o TC6.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-51502013000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.