Comparação do Efeito de Diferentes Modelos de Periodização do Treinamento de Força, Potência e Flexibilidade em Adolecentes

Por: Eveline Moreira Moraes.

53 páginas. 2014 04/09/2014

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Resumo

O objetivo deste estudo foi comparar dois modelos de pogramas de treinamento de força (TF), não periodizado (NP) e não linear diário (NLD) no desempenho da força, potência e flexibilidade de adolescentes destreinados. Trinta e oito adolescentes do sexo masculino não treinados foram designados aleatoriamente para um dos três grupos: um grupo controle (GC), um seguindo o programa NP e outro com um programa NLD. Os sujeitos foram testados pré-treino e depois de quatro, oito e 12 semanas de treinamento nos testes de uma repetição máxima (1RM), nos exercícios supino e leg press 45º, saltos vertical com contra movimento (SVCM) e horizontal (SH) e teste de sentar e alcançar. Ambos os grupos de treino realizaram a mesma sequência de exercícios, três vezes por semana, até um total de 36 sessões. O programa NP consistiu em 3 séries de 10-12 RM durante todo o período de treinamento. Enquanto o programa NLD consistiu em 3 séries utilizando diferentes intensidades de treinamento variando de uma sessão para a outra. O volume total dos programas de treinamento não foi significativamente diferentes. Tanto o grupo NP quanto o NLD, apresentaram um aumento significativo no teste de 1RM para ambos os exercícios testados, pós-treino em relação ao pré-treino, mas não houve diferenças significativas entre os grupos (p ≤ 0,05). As mudanças observadas no grupo NLD para a carga de 1RM demonstrou melhores ganhos percentuais e tamanhos dos efeitos. A intensidade do treinamento para o supino e leg press 45 º não se alterou significativamente durante o treinamento. Nos testes SVCM e SH em ambos os grupos de treinamento, não mostrou nenhuma mudança significativa. O grupo NLD mostrou um aumento significativo no teste de sentar e alcançar, após oito e 12 semanas de treinamento em comparação com o pré-treino, o que não ocorreu com o grupo NP. Em aplicação prática, um programa NLD pode ser utilizado para resultar em maiores valores percentuais e de magnitude de força e flexibilidade em adolescentes não treinados durante um período de treino de 12 semanas.

Endereço: http://www.eefd.ufrj.br/stricto-sensu

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