Comparação do Equilíbrio Postural de Idosos Sedentários, Praticantes de Diferentes Modalidades de Exercícios e Adultos Jovens

Por: Inara Marques, , Raquel de Melo Martins, Rubens Alexandre da Silva Junior e .

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.32 - n.2 - 2018

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi comparar o equilíbrio postural de idosos praticantes de duas modalidades de exercícios físicos, idosos não praticantes e adultos jovens, na presença e ausência de informação visual. Participaram 51 indivíduos (n = 31 do sexo feminino e n = 20 do sexo masculino), subdivididos em quatro grupos: idosos praticantes de karatê (GIKA, n = 11), idosos praticantes de ginástica generalizada (GIGG, n = 16), idosos não praticantes de exercícios físicos (GINP, n = 12), e um grupo controle de adultos jovens (GAJ, n = 12). A tarefa constituiu em permanecer em apoio estático, posição semi tandem, sobre a plataforma de força por 40 segundos. Duas condições experimentais foram realizadas: com visão e sem visão. As variáveis de controle postural obtidas a partir do centro de pressão (Cop) foram: área de oscilação do Cop, velocidade e amplitude média de oscilação do Cop nas direções ântero-posterior e médio-lateral. Os resultados indicaram que os idosos praticantes de exercícios físicos GIKA e GIGG obtiveram desempenhos semelhantes, não diferenciando a modalidade praticada, tanto na condição com visão quanto sem visão, aproximando seu desempenho de adultos jovens, mais especificamente o grupo GIGG. Na condição sem visão, todos os grupos mostraram-se mais suscetíveis à instabilidade postural. O grupo GINP apresentou maior oscilação postural em todas as variáveis analisadas quando comparado aos outros grupos, apresentando maiores diferenças com o grupo GIGG e GAJ. Sendo assim, os grupos de idosos praticantes não se diferenciaram, se aproximando ao desempenho dos adultos jovens. Compreende-se que a prática de exercícios físicos tem papel importante e eficaz na manutenção do equilíbrio postural durante o envelhecimento e pode evitar possíveis quedas.

Endereço: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166811

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.