Comparação do Equilíbrio Postural Unipodal Entre Crianças e Adultos

Por: Ana Cristina de David, Andréa Gomes Moraes, Bárbara Lopes Marques, Emanuela de Menezes Maia, Marcella da Silva Carolino e Oséias Guimarães de Castro.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.28 - n.4 - 2014

Send to Kindle


Resumo

 O objetivo do estudo foi comparar o equilíbrio na posição unipodal entre crianças com desenvolvimento típico de oito a 11 anos de idade e adultos saudáveis. Os participantes foram divididos em três grupos: 8-9 anos, 10-11 anos e 18-25 anos. Para medir o equilíbrio foi utilizada uma plataforma de força AccuSway Plus (AMTI Inc.). Cada sujeito realizou três tentativas com duração de 30 segundos em posição unipodal dominante. Os parâmetros avaliados foram: amplitude do centro de pressão nas direções ântero-posterior e médio-lateral, o comprimento total do trajeto, velocidade média e 95% da área da elipse. Para a análise estatística utilizou-se o SPSS versão 13.0 Foram realizados os teste de Shapiro-Wilk, Anova One-Way, Post Hoc de Bonferroni e correlação de Pearson. O nível de significância adotado foi p < 0,05. Os resultados mostraram que houve diferenças significativas (p < 0,01) entre os grupos de crianças e o grupo de adultos em todas as variáveis. Entre os grupos de crianças (8-9 anos e 10-11 anos) não houve diferença significativa em nenhuma das variáveis analisadas. Os resultados sugerem que crianças de oito a 11 anos de idade ainda não alcançaram a completa maturação do equilíbrio postural. Essas informações podem ser importantes para auxiliar em diagnósticos de transtornos ou déficits do equilíbrio, tanto em crianças como em adultos.

Endereço: https://doi.org/10.1590/1807-55092014000400571

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.