Comparação do Perfil Antropométrico Entre Escolares Praticantes de Modalidades Coletivas de Quadra

Por: Cíntia Magalhães Costa, Joelma da Silva Pontes Jácome, Ricardo Alexandre Rodrigues Santa Cruz e Silvana Pereira de Melo.

Corpus Et Scientia - v.10 - n.2 - 2014

Send to Kindle


Resumo

A cada ano que passa, aumenta o número de estudos relacionados à antropometria, principalmente com crianças e adolescentes. Nesse sentido, no âmbito escolar cabe ao professor de Educação Física avaliar os componentes antropométricos dos alunos, seja para a saúde como para o desempenho esportivo. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi comparar o perfil antropométrico de atletas praticantes de futsal, voleibol, handebol e basquete da categoria mirim. A amostra foi constituída por 228 escolares do sexo masculino, oriundos de escolas públicas e particulares da capital e do interior do estado de Roraima, com idades compreendidas entre 12 e 14 anos. Para tanto, foi mensurada o peso da massa corporal (PC), estatura (E) e envergadura (EG) dos alunos. Os dados foram coletados nos locais da competição, com os responsáveis diretos pelos alunos assinando um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE autorizando a pesquisa. Para a análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva: média e desvio padrão. Os resultados indicaram haver diferenças para o PC, E e EG entre os atletas de futsal, que apresentaram menores valores quando comparados aos do voleibol, basquete e handebol. Na EG os atletas de handebol obtiveram melhores resultados frente aos das demais modalidades. Dessa forma, pode-se concluir que as avaliações antropométricas são necessárias para se conhecer o biótipo adequado para determinado desporto. Vale salientar, que apenas a avaliação antropométrica não deva ser um critério para a escolha, sendo necessária a avaliação técnica, tática e psicológica dos alunos, entendendo a globalidade do ser humano.

Endereço: http://apl.unisuam.edu.br/revistas/index.php/corpusetscientia/article/view/451

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.