Comparação do Perfil Nutricional, Lipídico e Glicêmico de Crianças e Adolescentes de Diferentes Hemisférios da Zona Rural de Santa Cruz do Sul - Rs

Por: Ana Paula Sehn, Cézane Priscila Reuter, Cláudia Daniela Barbian, Cristiane Fernanda da Silva, Deise Graziela Kern, Leandro Tibiriça Burgos e Letícia Welser.

Cinergis - v.18 - n.2 - 2017

Send to Kindle


Resumo

Fatores de risco para doenças cardiovasculares estão presentes na obesidade infanto-juvenil, como a dislipidemia e a hiperinsulinemia. Objetivo: verificar o perfil nutricional, glicêmico e lipídico em escolares, comparando os hemisférios norte, sul, leste e oeste da zona rural de Santa Cruz do Sul - RS. Método: estudo de caráter transversal, com 729 escolares da zona rural, com idades entre sete e 15 anos. Duas escolas apresentaram características rurais e três escolas características urbanas. Foi realizada coleta sanguínea para verificação do colesterol total (CT), colesterol HDL (HDL-c), colesterol LDL (LDL-c), triglicerídeos (TG) e glicose. Foi realizada a mensuração do peso e estatura para cálculo do índice de massa corporal. Para a análise estatística, foi utilizado o programa SPSS 20.0 e a comparação das variáveis categóricas por escola foi realizada por meio do teste qui-quadrado, sendo o valor de p<0,05 considerado significante. Resultados: 27% dos escolares apresentaram sobrepeso e obesidade, 59,7%, 52,4%, 21,8% e 30,5% apresentaram LDL-c, CT, TG e glicose alterados, respectivamente, e 21% HDL-c diminuídos. Quanto ao comparativo entre escolas, houve diferença significativa entre as escolas em todas as variáveis bioquímicas para ambos os sexos. Considerações finais: os escolares apresentaram expressivas alterações bioquímicas, principalmente nas escolas com características urbanas, resultado este que pode vir a colaborar para futuros problemas cardiovasculares.

Endereço: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/9018

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.