Comparação dos Componentes Antropométricos, Hemodinâmicos e Cardiorrespiratório Entre Crianças Praticantes das Atividades Esportivas do Pet – Ucb

Por: C. B. Ernesto, D. G. Maciel, Danilo Pinho de Souza, F. M. Silva, J. B. Vicente, Jéssica A. Machado, Lívio Aguiar Mello, Patrícia da Silva Moreira Diniz e R. M. Souza.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

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Resumo

Objetivo:
Comparar as variáveis antropométricas, hemodinâmicas e cardiorrespiratória entre os sexos das crianças integrantes do Programa de Educação Tutoria da Universidade Católica de Brasília (PET, UCB).

Métodos e resultados:
Trinta e cinco crianças de ambos os sexos (F= 22; M=13) entre 6 a 12 anos (10,7±2,9 anos), praticantes de diferentes modalidades esportivas oferecidas pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Educação Física da UCB, foram avaliadas, em dois dias distintos, intervalo mínimo de 48 horas e máximo de 7 dias, nas variáveis antropométricas, composta de peso corporal (PC), estatura (Est), Índice de Massa Corpórea (IMC), Circunferência Abdominal (C.A) e Gordura corporal (%GC); Hemodinâmica através da Pressão arterial (PAS e PAD); e Cardiorrespiratória (VO2máx) por meio do teste de Shuttle Run 20 metros. No primeiro dia foi avaliado as variáveis antropométricas e hemodinâmicas e no segundo o perfil cardiorrespiratório. Foi utilizada a estatística descritiva bem como o teste t para amostras independentes no intuito de comparar possíveis diferenças entre os grupos (M x F) com nível de significância de α<0,05. Não foram encontradas diferenças significativas entre os sexos (Idade 9,2±2,1; 9,6±2,0 anos, PC 33,7±7,6; 36,7±9,6 kg, Est 140±12; 142±12 cm; IMC 17,1±2,0; 18,2±4,0 kg/m2; C.A 61,6±5,9; 64,9±11,0 cm; %GC 24,0±7,5; 23,1±13,7 %; PAS 89,3±9,2; 96,4±11,9 mmHg; PAD 58,1±6,1; 59,8±10,1 mmHg; e VO2máx 49,0±3,3; 50,5±4,3 ml/kg/min para feminino e masculino respectivamente).

Conclusão:
Em crianças, mesmo praticantes de modalidades esportivas, não são evidenciadas
diferenças entre os sexos nos componentes investigados. Tal fato é evidenciado somente a
partir da puberdade.

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