Comparação dos Efeitos da Cinesioterapia Aeróbica e da Terapia Hormonal Sobre a Resistência da Artéria Carótida Interna Direita, a Autonomia e Qualidade de Vida em Mulheres na Pós-menopausa.

Por: Flávia Maria Campos de Abreu.

175 páginas. 2005

Send to Kindle


Resumo

0 objetivo do presente estudo visa comparar os efeitos observados em um grupo de mulheres idosas na pos menopausa, submetidas a: um programa de cinesioterapia aerobica ou Terapia hormonal (TH), sobre a resistencia da arteria carotida interna direita, a autonomia e a qualidade de vida. Participaram do estudo vinte e um sujeitos voluntarios, mulheres na pos-menopausa. Os protocolos utilizados foram mensuracao do indice de resistencia da arteria carotida interna direita, a autonomia funcional e questionario de qualidade de vida. A luz da classificacao dos resultados pode-se concluir que o grupo de terapia hormonal (GTH) apresentou resultados positivos comparados com o grupo de cinesioterapia aerobica (GCA) nas variaveis resistencia da arteria carotida interna direita e autonomia funcional, mas ressalta-se a melhora significativa da qualidade de vida na mulheres na pos-menopausa submetidas ao programa de cinesioterapia aerobics (GCA) . 0 estudo preconiza, a pratica regular da cinesioterapia aerobica como atividade fisica para manutencao da saude, autonomia funcional e qualidade de vida das mulheres pos-menopausadas, e o use da terapia hormonal (TH).

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2284&listaDetalhes%5B%5D=2284&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.