Comparação dos Lineares Anaeróbio Individual e de Lactato Ananlisados Pelos Testes de Laboratório e de Pista em Esportistas de Atletismo de Fundo e Meio Fundo.

Por: Eriberto Fleischmann.

46 páginas. 1993

Send to Kindle


Resumo

RESUMO ,O presente estudo teve como objetivo: a) Comparar a velocidade do limiar anaeróbio individual através do ajuste de curva segundo BEAVER et al. (1985) e DRAPER & SMITH (1981), entre pista e laboratório; b) Verificar até que ponto a velocidade de 3,5 mmolxl-1 de lactato obtido em pista é semelhante à de laboratório; c) Verificar se as freqüências cardíacas na velocidade de 3,5 mmolxl-1 são idênticas na pista e no laboratório. Os resultados analisados através dos testes não paramétricos, de WILCOXON e Teste do Sinal e paramétricos: t Student e T2 de HOTTELLING mostraram valores equivalentes, em níveis de significância de 5% nas variáveis: a) Velocidade no limiar anaeróbio individual (p > 0,17); b) Lactato no limiar anaeróbio individual (p > 0,15); c) Velocidade na concentração de 3,5 mmolxl-1 lactato (p>0,56); d) Freqüência cardíaca na concentração de 3,5 mmolxl-1 de lactato (p > 0,26). Isto possibilita a utilização do teste na pista para determinar os limiares individual e a ponto fixo (concentração de lactato sangüíneo de 3,5 mmolxl-1) na orientação de treinamento.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1710&listaDetalhes%5B%5D=1710&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.