Comparação Entre Equipamentos de Impedância Bioelétrica Bipolar e Octapolar Para a Estimativa da Massa Livre de Gordura e da Gordura Relativa em Adolescentes com Sobrepeso e Obesidade

Por: Cecília Segabinazi Peserico, Danilo Fernandes da Silva, Josiane Aparecida Alves Bianchini, Maria Fátima Glaner e .

Revista da Educação Física - UEM - v.25 - n.2 - 2014

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente estudo foi comparar equipamentos de impedância bioelétrica bipolar (IB2) e octapolar (IB8) para a estimativa da massa livre de gordura (MLG) e da gordura relativa (G%), antes e após 16 semanas de intervenção, em adolescentes com sobrepeso e obesidade. A MLG e a G% foram medidas por meio da IB2 e da IB8 em 19 adolescentes, antes e após 16 semanas de intervenção. A MLG e a G% obtidas nas IBs foram comparadas pela ANOVA de medidas repetidas e correlacionas por meio do Coeficiente de Correlação de Pearson. Foram observadas diferenças (p<0,05) entre os equipamentos para a estimativa da MLG e G% apenas no momento pré intervenção nas meninas. Portanto, concluiu-se que as estimativas da MLG e da G% foram similares pelos dois equipamentos de IB (octapolar e bipolar), bem como a variação dessas duas variáveis durante 16 semanas de intervenção.
 

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21824

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.