Comparação Entre Limiar de Esforço Percebido e Indicadores de Máximo Estado Estável de Lactato em Exercício Intermitente

Por: Daniel Müller Hirai, , Fábio Yuzo Nakamura, Herbert Gustavo Simões, Luiz Augusto Buoro Perandini e Nilo Massaru Okuno.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.9 - n.4 - 2007

Send to Kindle


Resumo

O limiar de esforço percebido contínuo (LEPc) pode ser considerado como ponto de transição metabólica entre os domínios intenso e severo, pois se relaciona com a potência crítica. Dessa forma, os objetivos do presente estudo foram: (1) verifi car a possibilidade de estimativa do LEP e de um indicador de máximo estado estável de lactato em exercício intermitente (LEPi e MEELINDIC), (2) comparar o LEPi e MEELINDIC com o máximo estado estável de lactato intermitente (MEELi), e (3) verifi car a relação entre a PSE e as respostas de lactato sangüíneo ([La]) em esforços intermitentes de alta intensidade. Dez participantes foram submetidos a sessões de familiarização, teste de esforço progressivo, testes preditivos intermitentes e determinação do MEELi. O LEPi e o MEELINDIC foram estimados a partir dos testes preditivos, e o MEELi foi determinado a partir de testes de 30 minutos. As correlações entre as taxas de aumento da PSE e [La] (r=0,77), e os valores absolutos de PSE e [La] (r=0,78) foram moderadas. Os altos valores de R2 das taxas de aumento da PSE e [La] e das regressões lineares para a estimativa do LEPi e do MEELINDIC sugerem que essas variáveis podem ser estimadas de forma acurada. As intensidades do LEPi, MEELINDIC e MEELi não foram diferentes entre si. O LEPi e MEELINDIC apresentaram altas correlações com o MEELi (r=0,90 e r=0,80, respectivamente). Portanto, a relação entre a PSE e [La] é moderada, e tanto o LEPi quanto o MEELINDIC podem ser estimados e utilizados como indicadores de capacidade aeróbia.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/4103

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.