Comparação Entre Métodos Antropométricos de Avaliação do Estado Nutricional em Criançãs

Por: Carlos Alberto Nogueira de Almeida, Leris Salete Bonfanti Haeffner, Luis Antônio Del Ciampo, Maria Priscila Cescato Nogueira e Rubens Garcia Ricco.

VI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Para o pleno exercício das atividades físicas, especialmente aquelas ligadas ao esporte, é fundamental que o indivíduo desfrute da melhor saúde possível. Em todo o mundo, especialmente nos países pobres, a desnutrição é um dos mais sérios problemas de saúde entre as crianças (SHAAR & SHAAR, 1993), levando ao surgimento ou ao agravamento de numerosas doenças. O conhecimento do estado nutricional da criança reveste-se de grande importância no sentido de se conhecer o seu potencial físico e intelectual, permitindo também que se avalie indiretamente a condição do meio em que vive essa criança (PUCCINI et al., 1996). Considerando-se que é prática freqüente, principalmente nas escolas brasileiras, a realização de medidas antropométricas como exame prévio para atividades de educação física, este trabalho tem por objetivo comparar quatro métodos clássicos de avaliação do estado nutricional usando peso, estatura, perímetro braquial, perímetro craniano e idade, ou seja, medidas de fácil obtenção, a fim de comparar os resultados obtidos através de cada um deles.

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.