Comparação Entre o Desempenho Motor de Crianças de Diferentes Sexos e Grupos étnicos

Por: , Christianne de Faria Coelho, , Leandro Ricardo Altimari, Patricia Berbel Leme de Almeida e Soraya Rodrigues Dodero.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.9 - n.3 - 2001

Send to Kindle


Resumo

A grande dificuldade para interpretação das informações produzidas por estudos relacionados à avaliação do desempenho motor de crianças e adolescentes reside no fato de que os resultados dos testes motores envolvem uma multiplicidade de fatores tais como grau de instrução e treinabilidade, familiarização com a situação específica das tarefas motoras exigidas, nível de motivação do executante, interação dos componentes genéticos com o meio ambiente ou ainda as diferentes características étnicas. Assim, o objetivo deste estudo foi estabelecer comparações entre o desempenho motor de 103 crianças pré-púberes (8-11 anos) de diferentes etnias, sexos e faixas etárias. Foram aplicados os testes motores de flexão abdominal modificado (FA) e “sentar-e-alcançar” (SA). Para análise estatística empregou-se análise de variância (ANOVA) por três fatores (p<0,05). Os resultados do teste FA demonstraram melhor desempenho dos meninos em relação às meninas, bem como das crianças negras quando comparadas às brancas. Contudo, não foram encontradas diferenças estatisticamente significantes entre os grupos etários. Também não foram constatadas diferenças significantes entre os grupos etários, os sexos e as etnias no teste SA. Contudo, vale ressaltar que os resultados encontrados podem ter sido, em parte, influenciados por outros fatores como nível de habilidade motora e motivação das crianças para executar as tarefas motoras propostas. PALAVRAS-CHAVE: crianças, desempenho motor, grupos étnicos, flexibilidade, força/resistência muscular.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.