Comparação Entre o Perfil de Estilo de Vida de Meninas e Meninos e Atividade Física

Por: Beatriz Oliveira Pereira, Carla Marisa Maia Moreira, Cristianne Morgado Montenegro, Francisco José de Menezes Júnior, Neiva Leite e Tatiana Affornali Tozo.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS - v.26 - n.1 - 2021

Send to Kindle


.Resumo


O objetivo deste estudo foi comparar o perfil de estilo de vida e atividade física entre meninas e meninos. Participaram do estudo 336 alunos de 11 a 17 anos (51,5% do sexo feminino). Foram avaliados estatura, massa corporal, maturação sexual e índice de massa corporal com escore z (IMC-z). O nível de atividade física (AF) foi determinado por meio do Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ). O estilo de vida foi avaliado por meio do questionário Individual Lifestyle Profile (PEVI), computando a pontuação total de cinco componentes e considerando os seguintes pontos de corte:> 30 pontos = PEVI favorável; e ≤30 pontos = PEVI desfavorável. Os resultados mostraram que 35,1% dos alunos foram considerados com sobrepeso, 74,78% não cumpriram as recomendações para atividade física e 31,5% apresentaram PEVI desfavorável. Houve diferença entre meninos e meninas na atividade física moderada a vigorosa


 

Endereço: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14354

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.