Comparação Entre o Teste de Peso Por Repetição de Lemos (tpr) e o Teste de Uma Repetição Máxima (1-rm) Para Predição da Carga Máxima do Indivíduo

Por: e Pablo Miranda Feitoza.

Revista Baiana de Educação Física - v.6 - n.2 - 2005

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar e comparar os resultados entre o teste de peso por repetição (TPR) de LEMOS (1991) e o teste de uma repetição máxima (1- RM). A amostra foi constituída por 16 indivíduos de ambos os sexos, sendo que dez são praticantes de musculação e seis são atletas de atletismo. Os instrumentos de medidas foram o TPR e o teste de uma 1-RM aplicados nos exercícios: supino plano, o leg press inclinado e o meio agachamento. Para comparação dos resultados utilizou-se o teste de correlação de Pearson. Os resultados mostraram que há uma grande proximidade entre o TPR e o teste de 1-RM nos exercícios analisados (r = 0,99), apresentando uma significância de p <0,01. Concluiu-se que o TPR provavelmente estipule de forma significativa a carga máxima de um indivíduo nos exercícios supino plano, leg press inclinado e meio agachamento, podendo vir a ser uma alternativa confiável para a predição da carga máxima de um atleta ou aluno, uma vez que o grau de correlação encontrado foi muito alto. Sugere-se para o futuro a execução de estudos dessa natureza com amostras mais ampliadas, tendo em vista a necessidade de, cada vez mais, reforçar a disponibilidade de instrumentos de avaliação eficazes e adequados à nossa população.

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.