Comparação do Equilíbrio Postural de Mulheres Fisicamente Ativas e Canoístas Profissionais

Por: Ana Cristina de David, Carlos Bolli Mota, Clarissa Stefani Teixeira, Luiz Fernando Cuozzo Lemos e Mateus Corrêa Silveira.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.20 - n.3 - 2012

Send to Kindle


Resumo

Praticantes de esportes com remo realizam movimentos cíclicos que muitas vezes causam mudanças no atleta, como o fortalecimento dos grupos musculares envolvidos com a atividade e características como força e coordenação. Porém, a grande intensidade e alta frequência de treinamento pode trazer problemas na coluna, devido ao elevado número de rotações na execução da remada. Essas alterações podem influenciar no controle do equilíbrio postural. Com isso, o objetivo do estudo foi analisar e comparar o equilíbrio postural de canoístas e de mulheres fisicamente ativas. Os resultados mostraram um melhor desempenho de equilíbrio para as mulheres ativas, tanto na condição de olhos fechados quanto de olhos abertos. Estima-se que tal resultado possa ter relação com alterações no centro de massa, devido à hipertrofia da porção superior do corpo causada pela intensa carga de treinamento.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/3437

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.