Comparação da Incidência de Lesões Musculoesqueléticas com o Percentual de Gordura e Massa Muscular nos Atletas da Categoria Juvenil do Grêmio Futebol Porto Alegrense.

Por: Luciano Dias, Mauren e Moussalle.

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Devido a grande incidência de lesões musculoesqueléticas que os atletas de futebol em nível competitivo são expostos, os clubes investem cada vez mais no que diz respeito a avaliação individual do atleta, no caráter psicológico, nutricional, cineantropométrico e fisiológico. Para que se possa trabalhar de forma preventiva, dando parâmetros e proporcionando que o atleta possa atingir seu rendimento ideal, tendo uma evolução física sem que ocorra um número elevado de lesões no decorrer da temporada. Este trabalho objetiva comparar a incidência de lesões musculoesqueléticas dos atletas de futebol da categoria juvenil do Grêmio Futebol Porto Alegrense, com as médias do percentual de gordura e massa muscular, classificando-os de acordo com sua posição tática dentro de campo (goleiros, laterais, zagueiros, meias, atacantes ). As avaliações cineantropométricas no clube são feitas periodicamente, usamos as três últimas realizadas no ano de 1998, sendo as seguintes: 01/06/98, 02/09/98 e 23/11/98, adotando Faulkner modificado por De Rose e colaboradores. Com este protocolo podemos fazer a análise comparativa conforme nosso objetivo. Esta relação foi feita de uma amostra de trinta atletas de futebol da categoria juvenil do Grêmio Futebol Porto Alegrense, entre os que estavam treinando normalmente com os que estavam no Departamento de Fisioterapia por motivo de lesão. Após análise, concluise que no segundo semestre de 1998, o percentual de gordura e massa muscular, não foram fatores associados para a incidência de lesões musculoesqueléticas nos jogadores da categoria juvenil do Grêmio Futebol Porto Alegrense, face a pouca variação significativa na amostra pesquisada.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.