Comparação do Padrão de Atividade Física e Peso Corporal Pregressos e Atuais Entre Graduados e Mestres em Educação Física

Por: Maurício Bara Filho.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.21 - n.2 - 2000

Send to Kindle


Resumo

A presente investigação teve como objetivos avaliar o padrão de atividade física e o peso corporal pregressos e atuais, o nível de conhecimento geral em exercício e saúde e o rendimento mensal de graduados e mestres egressos dos cursos de Educação Física da Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro. Utilizou-se um questionado composto por informações gerais sobre o sujeito, perguntas sobre sua prática de atividades físicas em períodos específicos da vida e questões de conhecimento sobre exercício físico e saúde. O material foi enviado aos sujeitos pelo correio, obtendo-se a resposta de 17 graduados e 23 mestres. Os resultados demonstraram um maior rendimento mensal entre os mestres (p =0,08) e uma menor atuação dos graduados como professores de Educação Física. Observou-se nos dois grupos uma redução progressiva quanto ao nível de atividades físicas regulares, ocasionando um aumento no peso corporal. Conclui-se, portanto, que um maior grau acadêmico é indicador de um melhor rendimento financeiro para profissionais de Educação Física e que a prática de atividades físicas não é um hábito desses profissionais, sugerindo que estes não praticam o exercício físico da maneira que orientam outros a realizá-lo.

Endereço: http://rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/779

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.