Resumo

Introdução

O ciclismo vem sendo incentivado, não apenas como forma de diminuir a poluição ambiental, mas também para melhorar a saúde das pessoas. Para muitos, a bicicleta é o único meio de transporte. Diante desse crescimento e do possível risco de lesões devido ao uso excessivo da bicicleta, foi desenvolvido um guidão elíptico com o propósito de modificar a empunhadura da mão e antebraço e melhorar a postura do ciclista.

Objetivo

Comparar as angulações da coluna vertebral com o guidão convencional e o guidão elíptico.

Métodos

Participaram deste estudo 26 indivíduos, que pedalaram por dois minutos com o guidão elíptico e dois minutos com o guidão convencional, a fim de comparar a angulação da coluna vertebral em cada tipo de guidão. As imagens foram filmadas e avaliadas pelo programa de avaliação cinemática Kinovea. A análise estatística foi realizada pelo programa Graphpad Prism 7.

Resultados

Observou-se que 88% dos participantes obtiveram angulação da coluna vertebral mais ereta com o guidão elíptico, apresentando diferença estatisticamente significativa (p = 0,0001).

Conclusão

Tendo em vista que os guidões foram colocados em posições similares de apoio, foi possível observar, de acordo com os dados quantificados, que a postura é mais ereta e, portanto, mais adequada quando o guidão elíptico é usado. Nível de Evidência II; Estudos Diagnósticos – Investigação de Teste Diagnóstico.

Acessar