Comparação Postural Entre Um Guidão Convencional de Bicicleta e Um Guidão Elíptico

Por: Luciana Almeida Chaebub Rodrigues, Marina Germano de Souza Liporaci, Maysa Venturoso Gongora Buckeridge Serra, Renata Almeida Chaebub Rodrigues e Thaís Bertoco.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.25 - n.3 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Introdução

O ciclismo vem sendo incentivado, não apenas como forma de diminuir a poluição ambiental, mas também para melhorar a saúde das pessoas. Para muitos, a bicicleta é o único meio de transporte. Diante desse crescimento e do possível risco de lesões devido ao uso excessivo da bicicleta, foi desenvolvido um guidão elíptico com o propósito de modificar a empunhadura da mão e antebraço e melhorar a postura do ciclista.

Objetivo

Comparar as angulações da coluna vertebral com o guidão convencional e o guidão elíptico.

Métodos

Participaram deste estudo 26 indivíduos, que pedalaram por dois minutos com o guidão elíptico e dois minutos com o guidão convencional, a fim de comparar a angulação da coluna vertebral em cada tipo de guidão. As imagens foram filmadas e avaliadas pelo programa de avaliação cinemática Kinovea. A análise estatística foi realizada pelo programa Graphpad Prism 7.

Resultados

Observou-se que 88% dos participantes obtiveram angulação da coluna vertebral mais ereta com o guidão elíptico, apresentando diferença estatisticamente significativa (p = 0,0001).

Conclusão

Tendo em vista que os guidões foram colocados em posições similares de apoio, foi possível observar, de acordo com os dados quantificados, que a postura é mais ereta e, portanto, mais adequada quando o guidão elíptico é usado. Nível de Evidência II; Estudos Diagnósticos – Investigação de Teste Diagnóstico.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922019000300187&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.