Comparação da Potência e Capacidade Anaeróbia em Jogadores de Diferentes Categorias de Futebol

Por: C. S. Campbel, Herbert Gustavo Simões, J. Bartholomeu Neto, J. F. Moraes, J. M. Coelho, M. M. Sales, R. Y. Asano e W. Botelho Neto.

Motricidade - v.9 - n.1 - 2013

Send to Kindle


Resumo

Introdução: A potência anaeróbia pode ser definida como o máximo de energia liberada por unidade de tempo por esse sistema, enquanto que a capacidade anaeróbia pode ser definida como a quantidade total de energia disponível nesse sistema. As características específicas da potência e capacidade anaeróbia em diferentes categorias do futebol ainda não foram elucidadas. Objetivo: Avaliar e comparar a potência e capacidade anaeróbia em atletas de futebol das categorias de base sub 15, sub 17 e sub 20, com atletas adultos de um clube de futebol profissional. Metodologia: A amostra foi composta por 197 indivíduos do sexo masculino, atletas de futebol, divididos pela categoria em que disputam os campeonatos: Grupo Sub 15 (n = 42); Grupo Sub 17 (n = 41); Grupo sub 20 (n = 86); Grupo Adulto (n = 28). Para determinação dos parâmetros de potência e capacidade anaeróbia os sujeitos realizaram o teste de Wingate. Conclusão: Os resultados nos permitem concluir que em jogadores de futebol a potência anaeróbia máxima é dependente da idade cronológica até a categoria adulta, já a capacidade anaeróbia mostrou-se dependente da idade até a categoria sub 20. A potência anaeróbia máxima relativa foi maior na categoria sub 20, porém houve um declínio dessa variável na categoria adulta. 

Endereço: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2013000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.