Comparación del Aguante y su Relación Identitaria, En la Barra Brava Y la Hinchada del Club de Fútbol Argentino River Plate

Por: Sérgio Fernández González.

Arquivos em Movimento - v.14 - n.1 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Neste artigo comparei o “aguante” do torcida organizada (barra brava na Argentina) e o torcedor do clube de futebol argentino River Plate. No “aguante”, a toricida orgnizada forma círculos de segurança para enfrentar os outros; esas práticas colocaram seus membros, por sua capacidade de se defender, em um nível mais alto, dando um caráter de pertencimento ou identidade. Na torcida, suas práticas do aguante eram do trabalho horizontal; não havia líder, todos ajudavam e eran responsáveis; quem não ajudou foi excluído, dando a esas práticas um caráter de pertencimento. Em ambos os grupos, as práticas do aguante, como observamos, deram identidade a elas. Este estudo reforça metodologicamente como abordar esse tipo de  público no futebol e propõe ferramentas conceituais que refletem as realidades da sociedade nacional argentina no futebol. Palavras chaves: aguante, torcida, torcida organizada, violência, identidade.

Endereço: https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/18701

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.