Competência Para Fazer Face à Violência: Definindo a Competência Interrelacional Do(a)educador(a) no Manejo da Violência na Escola

Por: Fernando Cézar Bezerra de Andrade.

Olhar de Professor - v.10 - n.1 - 2007

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Resumo

Após apresentar o cenário dos estudos sobre a violência na escola e sumarizar o debate sobre competência em educação, define-se o conceito de competência inter-relacional do(a) educador(a) escolar, reconhecida como condição necessária à intervenção eficaz desse(a) profissional nos processos de gestão de conflitos e de superação ou prevenção à violência na escola. Em seguida, para demonstrá-la, apresentam-se elementos indicativos da formação e da aplicação dessa competência, tais como coletados em depoimento obtido durante entrevista concedida por uma diretora de escola da rede pública de ensino fundamental e médio em João Pessoa – Paraíba, e analisados a partir da teoria winnicottiana.

Endereço: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1483

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