Competências Básicas do Professor Que Orienta as Atividades de Educação Física no 1º Segmento do 1º Grau.

Por: Márcia Fajardo de Faria.

115 páginas. 1985 04/06/1985

Send to Kindle


Resumo

A Educação Física nas escolas do 1º Segmento do Ensino de 1º Grau, apesar de possuir caráter obrigatório e de desempenhar um importante papel para o desenvolvimento da criança nessa fase, continua a não ser oferecida como atividade curricular. Em grande parte, um dos aspectos que impossibilita o seu pleno funcionamento nesse grau de ensino se refere a falta de professores qualificados, aliada a polêmica existente quanto ao tipo de profissional que deveria responsabilizar-se por ela: o professor regente ou o professor de Educação Física? Na realidade ambos não recebem embasamento suficiente para realizar atendimento compatível com a clientela em questão. Pode-se constatar que as agências formadoras não têm definido que tipo de profissional elas desejam e precisam formar, isto é, não possuem um referencial teórico que norteie a elaboração de seus currículos. Tal fato tem acarretado uma indefinição do próprio conteúdo teórico das disciplinas e uma despreocupação quanto a aquisição de comportamentos e habilidades também indispensáveis a futura atuação desse elemento no mercado de trabalho. O objetivo do presente estudo, portanto, foi o de levantar as competências básicas do professor que orienta as atividades de Educação Física nas séries iniciais do 1º Grau, ou seja, estabelecer os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o desempenho desse encargo com o intuito de delinear o perfil desse profissional. Como metodologia empregou-se o Método de Delfos que através da formação de um painel, integrado por 13 especialistas da área, selecionou de uma listagem inicial de 89 itens, 75 competências básicas: 16 relativas a conhecimento; 31 relativas a habilidade e 28 relativas a atitude. As competências básicas estabelecidas pelos painelistas evidenciaram: (a) a formação de professores que possuam um sólido embasamento pedagógico e específico do assunto e, (b) a formação de professores que atuem segundo uma perspectiva de transformação dentro de uma visão humanista de educação.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1147&listaDetalhes%5B%5D=1147&processar=Processar

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.