Competências Profissionais do Bacharel em Educação Física: a Noção dos Docentes Que Atuam na Formação Inicial do Estado do Paraná

Por: Renata Leila Albino.

157 páginas. 2012 27/07/2012

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve como objetivo geral investigar a noção de competência profissional dos docentes que atuam nos cursos de bacharelado em Educação Física, do estado do Paraná. O encaminhamento metodológico baseou-se na abordagem qualitativa de pesquisa do tipo descritiva. Para a obtenção das informações, utilizou-se um questionário em escala tipo Likert e três questões de respostas abertas, elaborados a partir da técnica de grupo focal e de literatura consultada. A seleção das IES e docentes seguiram as orientações da amostragem probabilística, sendo consideradas as IES credenciadas junto ao MEC e que ofertassem o curso de bacharelado em Educação Física e quanto aos docentes foram considerados os graduados na área e atuantes nos cursos de bacharelado. Participaram do estudo 132 docentes vinculados a 19 IES autorizadas. Na análise dos dados, teste t de Student e ANOVA para medidas repetidas foram adotados para as comparações. Os resultados destacaram a importância atribuída pelos docentes Conhecimentos: a) Declarativos/Conceituais, das áreas biológicas, desenvolvimento motor e comportamento humano, voltados ao ensino-aprendizagem e advindos da pesquisa científica, em contraponto, as manifestações/expressões corporais e entendimento/inserção do homem na sociedade; b) Procedimentais, que inclui as habilidades que facilitam a organização dos conhecimentos teóricos para sua transmissão; c) Atitudinais, que reúnem os processos motivacionais, perceptivos e cognitivos do indivíduo, o comportamento, condutas e escolhas, suas crenças e representações. Os Conhecimentos Atitudinais sobressaíram entre os demais, ressaltando a preocupação dos docentes com: a) os aspectos subjetivos da intervenção e característicos dos indivíduos, contextos e populações; b) as propostas e/ou aplicações aos alunos/clientes/usuários; c) em detrimento a supervalorização dos conhecimentos práticos e conceituais. Nas temáticas de pesquisa, destacaram-se os conhecimentos voltados ao desenvolvimento de projetos, equipamentos e patentes, para diferentes espaços, áreas de atuação e populações. A busca e atualização do conhecimento ocorrem por meio: a) da participação em eventos científicos da área, grupos de estudos/pesquisa e cursos técnicos; b) do uso da internet para o acesso a artigos, periódicos e livros; c) da apropriação dos conteúdos de outras áreas, como a psicologia e sociologia; d) da consulta e ou/indicação de periódicos nacionais/internacionais da área e avaliados pela Qualis Capes, indicando o foco dos docentes aos conhecimentos de cunho científico, submetidos ao crivo de instituições superiores e de representatividade em meio à comunidade científica.

Endereço: http://nou-rau.uem.br/nou-rau/document/?code=vtls000205464

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.