Competição, Educação e Sociedade: em Busca da Compreensão do Sentido/signi­ficado da Competição na Escola e na Aula de Educação Física no 1º Grau

Por: Cleber G. Casagrande, , Ivane A. Assunção e Patrícia do Prado.

IX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE

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Resumo

Motivados, principalmente, por aspectos de caráter político-ideológico, a partir de 1984 os professores da ESEBA/UFU suspenderam a prática de Competições Esportivas (CE) entre alunos de 5a a 8a séries. Em, 1993, depois de passar por um processo de reflexão crítica em torno da temática e, baseados na valorização do trabalho coletivo, reintroduziram-na com a perspectiva de modificar seus valores negativos e transformá-la num espaço de formação da cidadania. Utilizando como referencial a Pesquisa Participante, a Análise Documental e a Estatística Inferencial, procuramos descrever o processo realizado, verificar seu impacto pedagógico e apontar elementos críticos capazes de subsidiar uma melhor compreensão sobre a proposta implementada. Dentre outros aspectos, verificamos através de um questionário construído e aplicado pelos professores da escola que, 43,07% dos alunos consideraram positiva a forma de organização de evento; 26,84% ressaltaram a importância positiva da participação de todos (incluindo professores), sendo que 13,71 % criticaram a desunião no momento da competição; 69,84% avaliaram que os jogos transcorreram num bom clima (sem muitas discussões, conflitos, com motivação e equilíbrio entre as equipes formadas) e, por outro lado, 72,44% discordaram da sistemática de premiação adotada, sendo positiva para 36,84%. Os resultados sugerem, apesar das dificuldades encontradas, que é possível utilizar a CE dentro de um sistema de valores diferentes dos tradicionalmente veiculados (vencer a qualquer custo e reforço do individualismo, dentre outros), comprometendo a EF com a luta pela superação do modelo de sociedade atual e a busca, de fato, das mesmas possibilidades de crescimento e desenvolvimento para todos os seres humanos.

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