Competição Esportiva: Introdução a Uma Análise Ontológica

Por: Cleber Garcia Casagrande, Gabriel Humberto Muiloz Palafox, Ivan Aparecida de Assunçao, Patrícia do Prado e Robson Gonçalves Félix.

X Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

A finalidade deste trabalho é analisar o sentido e signcado da competição humana para detectar quais são os elementos que poderiam contribuir com a formação de consciências criticas, criativas e cooperativas. Isto, ao invés de simplesmente negá-la ideologicamente com argumentações, muitas vezes desprovidas de adequada fundamentação cientifica, somente porque se afirma que é uma prática social adequada a uma estrutura sócio-económica que utiliza cõmo motor iodos os elementos negativos a ela associados quando exacerbada, como a concorrência (não importando se é desleal) e o consuntismo. Isto, para se manter um sistema de privilégios a custa da exploração das classes sociais menos favorecidas. A competição enquanto manifestação cultural precisa ser elucidada em todos seus componentes constitutivos para fazer dela um profundo campo de reflexão e análise crítica, no sentido de que esta pilais, enquanto saber escolar, possa contribuir para o entendimento sócio-político do sistema de vida capitalista e a formação de cidadãos críticos e participativos.

Endereço: http://congressos.cbce.org.br/

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.