Competições de Capoeira: Apontamentos Preliminares Sobre os Jogos Regionais Realizados Pela Fecaesp e Pela Abadá-capoeira no Estado de São Paulo

Por: , Lívia de Paula Machado Pasqua e .

Pensar a Prática - v.15 - n.2 - 2012

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho aborda a faceta esportiva da Capoeira, em particular os “Jogos Competitivos de Capoeira”, promovidos pela Federação de Capoeira do Estado de São Paulo e pela Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira, em nível regional. Optamos por analisar os eventos organizados pelas referidas instituições por possuírem regulamento próprio e calendário regular de competições. Esta análise inicia-se por meio de uma revisão da literatura e complementa-se a partir de um estudo de campo que incluiu entrevistas aos mestres dessas instituições e o registro em diário de campo de uma competição promovida por cada uma delas. Os resultados revelam as principais características da estrutura competitiva desses campeonatos, bem como algumas diferenças, no que tange à divulgação dos resultados, organização das categorias e chaves, premiação, entre outros.

Endereço: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/13351/11215

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.