Competições Esportivas Como Fonte de Estresse: Análise das Equipes Infanto-juvenis do Projeto Cestinha em Santa Cruz do Sul/rs

Por: , Gilmar Fernando Weis e Vivane de Carvalho.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.19 - n.1 - 2011

Send to Kindle


Resumo

A busca por um desempenho cada vez mais satisfatório durante a prática esportiva faz com que diferentes fatores ajam sobre a mesma. Deste modo, este estudo teve como objetivo identificar quais os principais indicadores de estresse entre os atletas de diferentes categorias esportivas. A população foi composta por 37 atletas do sexo masculino, com idades entre 11 e 14 anos, das categorias Mini, Mirim e Infantil que participam do Projeto Cestinha de Basquetebol. Os atletas responderam a um instrumento denominado Lista de Sintomas de Stresse Pré-competitivo Infanto-juvenil (LSSPCI), utilizando uma escala Likert de cinco pontos e com uma escala total de 124 pontos. O estudo foi do tipo comparativo por justaposição. Utilizou-se o SPSS 11.0 for Windows e os testes de Kruskal-Wallis para apontar as diferenças entre os índices médios de acordo com as diferentes categorias e o Teste U de Mann-Whitnney para identificar a localização das diferenças entre a soma dos pontos entre cada par de grupos. Os resultados demonstraram que a categoria infantil está mais exposta às situações estressoras do que as categorias mini e mirim. Observou-se também, que os principais sintomas responsáveis pelo estresse dos atletas antes da realização de alguma competição envolveram situações mais relacionadas à ansiedade e entusiasmo nas três categorias. Ao final, pode-se concluir que a prática do esporte em competições oficiais ou não, é fonte causadora de estresse entre atletas infanto-juvenis e que a menor ou maior experiência em competições não aparece como fator decisivo para minimizar os sintomas de estresse pré-competitivo.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/1891

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.